TURNÊ NO BRASIL – AGOSTO E SETEMBRO DE 2011
PARTE 2

 

ULISSES ROCHA E RENATO MARTINS DUO NO BRASIL INSTRUMENTAL ANDRADAS
23 DE AGOSTO DE 2011
O Brasil Instrumental Andradas (BIA) é um festival que reúne todo ano grandes nomes da música instrumental na Cidade de Andradas, Minas Gerais. Fizemos eu e Ulisses Rocha a abertura do festival com casa cheia. Mais um dia de inspiração daquelas com direito ao Hino no vaso! Foi muito bom tocar de novo com o Ulisses depois do show na Casa de Francisca em julho e foi mais uma oportunidade de trabalhar o repertório que vai virar CD do duo em breve!

Algumas fotos do show:

 

BORIS GAQUERE & RENATO MARTINS DUO
E eis que desembarca no dia 20 de agosto em Guarulhos, o meu amigo e companheiro de som Boris Gaquere, grande violonista e compositor belga, para nossa segunda turnê no país.
Nos conhecemos na Bélgica na festa brasileira do 7 de setembro na cidade de Louvain em 2004. Fomos nessa ocasião apresentados por amigos que temos em comum e, entre uma cerveja belga e outra, trocamos nossos CDs. Logo resolvemos montar o Boris Gaquere & Renato Martins Duo. O lançamento de nosso primeiro CD “Tempo Feliz” em 2006 marcou o início de uma trajetória internacional que resultou em concertos em vários países da Europa, no Brasil, Argentina, Taiwan e Estados Unidos.
Foi muito satisfatória a receptividade de público e de mídia que tivemos quando tocamos no projeto Instrumental Sesc Brasil na nossa primeira turnê em 2006, ainda na Avenida Paulista:
Que alegria poder tocar de novo com esse projeto no Brasil, dessa vez com mais concertos e entrevistas!
ENTREVISTA DE BORIS GAQUERE & RENATO MARTINS DUO
VENEGAS MUSIC TV
24 DE AGOSTO DE 2011
 
Para esquentar, começamos com uma entrevista muito descontraída para a Venegas Music TV. É uma inicativa maravilhosa de Ivan Barasnevicius, apresentando muita gente boa da nossa música instrumental brasileira. Parabéns Ivan pelo seu trabalho e muito obrigado por receber a gente!
Veja a entrevista na íntegra:
BORIS GAQUERE & RENATO MARTINS DUO NO SESC VILA MARIANA
25 DE AGOSTO DE 2011
Foi um grande prazer tocar de novo no Sesc Vila Mariana! Chegamos animados para o primeiro show da turnê e pela presença de Daniel Tupinambá da Indigo Brasil. Daniel filmou o concerto para a realização de um documentário sobre o meu trabalho como compositor e percussionista. As imagens estão em fase de edição e vou disponibilizar aqui no blog assim que o material estiver pronto. Obrigado Daniel e Fausto pela parceria!
É importante também agradecer pela ajuda da querida Luciana Trindade. Na época, trabalhando no Sesc Vila Mariana, ajudou bastante para que a gente tocasse lá. Obrigado Lú!

 

BORIS GAQUERE & RENATO MARTINS DUO NO PHOTOZOFIA
SÃO FRANCISCO XAVIER – 25 DE AGOSTO DE 2011
Nada como poder estar na Serra da Mantiqueira e em São Francisco Xavier, um pedaço do paraíso! Ainda mais quando você vai tocar e em um espaço tão especial como o Photozofia! Imagine um restaurante de cozinha nota 10 e decoração bastante original onde o forte do cardápio também é música brasileira de qualidade! É lá mesmo!
Nosso concerto foi a avant première da 8a edição do festival “Cordas na Mantiqueira”. Foi muito bom poder tocar para um público que apareceu realmente para escutar música. O espaço tem decoração original e a simpatia e alto astral dos donos, Sandro e Patrícia, e também do público presente, inspirou de um jeito que há muito tempo não acontecia. O show foi muito bom e reinou o bom humor! E aquela truta com molho de ervas? Obrigado gente!
Aqui vai um trecho do show:
 
BORIS GAQUERE & RENATO MARTINS DUO NA CASA DO NÚCLEO
31 DE AGOSTO DE 2011
Esse espaço único da boa música em São Paulo é uma iniciativa de Benjamim Taubkin, grande músico e produtor de São Paulo. Foi bom reencontrar o Benjamim e conhecer o João. Nos receberam super bem, com um som redondo e com direito ao caldinho de feijão. Grande prazer João!
Falamos da primeira Casa do Núcleo, onde toquei com o baixista Celio Barros, acredite se quiser, dentro da piscina vazia da casa!
Apesar do frio, na casa estavam grandes amigos como Eliane Garcia, Tania Tonoli e Lia Alvim, do excelente programa “Todos os Sons” da rádio Cultura. Foi como tocar realmente em casa! Obrigado!
ENTREVISTA DE BORIS GAQUERE & RENATO MARTINS DUO NO PROGRAMA “TODOS OS SONS” COM LIA ALVIM – RADIO CULTURA
5 DE SETEMBRO DE 2011
Depois de alguns dias de descanso, tive o prazer de reencontrar a querida Lia Alvim. Lia apresenta um dos programas mais importantes do cenário da música instrumental, o “Todos os Sons”, na Rádio Cultura. Já fui entrevistado algumas vezes no programa, inclusive no lançamento do meu primeiro CD, o “Indaiá”. Obrigado de novo Lia! Parabéns pelo seu trabalho!
Detalhes: a foto foi tirada na sede da TV Cultura em São Paulo no dia da entrevista. A árvore é falsa e parte do cenário da rede de TV.
Escute a entrevista no site do “Todos os Sons”:

 

BORIS GAQUERE & RENATO MARTINS DUO NO SESC RIBEIRÃO PRETO
9 DE SETEMBRO DE 2011
O 9 de setembro foi o dia de pegar a estrada, aquela reta sem fim para chegar na cidade sempre quente de Ribeirão Preto. E tome violão e vaso!
Não teve jeito! Tivemos que fechar com o chop considerado o mais famoso do Brasil. Depois do show, fomos no Pinguim! Muito bom mesmo!
BORIS GAQUERE & RENATO MARTINS DUO NA CASA DE FRANCISCA
10 DE SETEMBRO DE 2011
Que bom foi fechar a turnê com o último show na maravilhosa Casa de Francisca! Não poderia ter sido melhor! Tinha tocado pela primeira vez em julho com Ulisses Rocha e foi quando conheci esse espaço. Tocar de novo e ainda mais o último show da tour nesse lugar foi fechar com chave de ouro. Casa cheia de novo com gente que vai para escutar a música! O que pode inspirar mais a gente do que isso? Show de bola! Obrigado!
Então foi assim! Dois meses de Brasil tocando em lugares maravilhosos, conhecendo pessoas maravilhosas e reencontrando velhos amigos! Peguei o avião de volta pra Bélgica no dia 11 de setembro, pois “o raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar” e deixei meu Brasil feliz e com a certeza de que vou voltar no ano que vem.
Muito obrigado a todos que trabalharam e ajudaram para que tudo isso acontecesse e a todos que, com a amizade e com a presença, trouxeram a inspiração tão necessária pra gente subir e fazer a nossa música!
Um agradecimento mais que especial à Eleuse que trabalhou junto com a gente pra tornar essa turnê possível.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *